Capitulo VIII – Quando a pessoa não está em um bom momento.

Os bons relacionamentos protegem nossa saúde mental e bem-estar em qualquer fase da vida. As pessoas quando estão conectadas socialmente, são mais felizes. Tudo isso é fato. Mas no mundo paquera, as coisas nem sempre sai como esperado, pois a maioria das pessoas estão sofrendo de alguma ansiedade, já temos que lidar com várias coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes preferimos ficar sozinhas, e mesmo encontrando uma pessoa bacana a chamada “gente phyna”, preferimos ficar isolados, ao enfrentar a vida e suas várias questões e quem sabe engatar uma relação amorosa.

Dito isso nossa personagem Virnoka, que já lidou com algumas situações adversas, teve mais uma nova situação, simplesmente um cara ficou a semana toda falando com ele, na verdade foram várias semanas, falando sobre séries e filmes da Marvel, então eles combinaram de se encontrar no sábado, e ter um date leve, e quando chegou o dia abençoado, ele mandou mensagem cedo, tipo 6h da manhã falando que não iria ao encontro mais tarde pois a mãe dele falou que ele não estava bem para isso, que ele passou a noite em claro e amanheceu chorando muito. Ela ficou até com medo de falar alguma coisa errada, mas ela apenas disse. Tudo bem. Teve outro rapaz incrivelmente bonito e simpático, que teve o atrevimento de ir encontrar Virnoka em um rolê aleatório, e ainda levou a filha dele, para ela conhecer no meio do rolê, ela percebeu de imediato que o moço estava tendo coragem de fazer tudo aquilo, porque tinha uma criança lá segurando a mão dele, já subiu um alerta aí.  Nesse encontro não planejado, ele foi logo falando mal da mãe menina, subiu mais um alerta. Quando um homem fala coisas do tipo “a minha ex têm problemas” corre garota!!! Mas Virnoka não correu e ainda achou fofo o cara ir lá no meio do rolê conhecer ela pessoalmente e levar a filha, então o que ela fez? o chamou para sair, ela surgiu um bar, coisa de mulheres que bebem e gostam dos ambientes sombrios dos bares. Ele falou que não dava, pois não estava bêbedo, preferia algo mais leve, o que ela fez? convidou ele para ir tomar um sorvete, quando chegou a hora do combinado, ele falou que não estava sentindo bem com ele mesmo e estava sentido para baixo, triste, que ia deixar para outro dia. O que ela fez? não insistiu mais. Existe até um meme na internet que fala que depois dos 30 anos as pessoa ou tem um chifre, ou um problema mental, ou dívidas ou um filho. No caso da nossa personagem Virnoka ela tem três itens dessa lista.

 Cuidar de si mesmo não é auto-indulgência é auto- preservação, como falaria Audre Lorde.  O relacionamento que você tem consigo mesmo é crucial para o seu bem-estar, para se criar relacionamentos saudáveis e felizes com os outros, é necessário já ter criando um relacionamento feliz consigo mesmo. Virnoka entende que as pessoas estão sempre atrás de algo, de melhorar algo em sua vida, em vários campos, tem aquelas que buscam melhorar a vida financeira, ou melhorar o conhecimento, ou a aparência física, ou buscam o autoconhecimento de maneira continua, mas o principal é cuidar da nossa saúde mental sempre. E quando você começa conhecer alguém que não está bem com ela mesmo, ela pode apresentar várias reações, querer desabafar, isso é bom, querer esconder tudo o que esta se passando, quem chegou agora no meio da tempestade da outra pessoa precisa respeitar e entender, analisar se vale a pena, pode insistir ou simples seguir o seu caminho. Principalmente quando aquela pessoa nem é alguém que você namoraria, então porque exigir padrões desse outro e fazer queixas fugais. O que a pessoa menos precisa nesse momento é de julgamento, críticas e cobranças.

 Virnoka entendeu que ela acima de tudo tratar outros humanos de maneira gentil, solidária e entender que essa questão é do outro e não dela, e que essa situação de ansiedade e depressão pode inclusive acontecer acometer ela também. Então é aquela regrinha básica trate os outros como gostaria de ser tratada. Tem o lance do ego ferido, Virnoka se pega pensando será se tem alguma coisa errada comigo, se sou tão maravilhosa assim, como eles dizem, porque não posso ser a cura de outras pessoas, isso é ilógico. E por isso é fácil vira página e seguir o jogo. 

 

Comentários

  1. Bacana o texto! Abordando a importância da saúde mental um assunto sério e que as pessoas no geral não a importância devida,passava batido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo e suas metamorfoses

Os 7 pecados capitais da Atualidade

Dieta Teste o inicio